O que é preciso para manter a saúde do setor de vendas em dia?

O que é preciso para manter a saúde do setor de vendas em dia?

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  • Publicada em 10/10/2018
  • Tempo de leitura: 6 minuto(s)

O sucesso de qualquer empreitada depende da saúde financeira da empresa. Apesar de os empreendedores saberem disso, muitas vezes, o foco é o aumento das vendas. Afinal, quanto mais produtos e serviços são comercializados, maior é o faturamento do negócio.

Essa relação é verdadeira, mas nem sempre corresponde às ações efetivamente necessárias. Há aspectos que vão muito além desse propósito para garantir a estabilidade. Entre eles estão: redução de custos operacionais, bom planejamento financeiro e tributário, programação de caixa para evitar o desencaixe entre pagamentos e recebimentos etc.

Devido à importância desse assunto, neste post vamos explicar melhor o que você pode fazer para manter o crescimento financeiro saudável da sua companhia. O que acha de conhecer as dicas?

Confira!

Garanta que os clientes tenham condições de pagar pelo produto ou serviço

Muitos clientes preferem pagar de maneira parcelada por terem um orçamento apertado. Apesar de essa ser uma alternativa viável, é preciso garantir que a solicitação de crédito é segura. Caso contrário, o nível de inadimplência do negócio aumentará.

Para assegurar que a venda está sendo feita a um cliente com bom histórico de pagamento, utilize um serviço de análise[1] , como o Consulta Serasa. Com os dados, você consegue tomar uma decisão mais precisa sobre a concessão de crédito.

Elabore um planejamento de vendas eficiente

Planejar quais serão suas estratégias para os próximos meses ajuda a aproveitar boas oportunidades de vendas e traçar um caminho mais direcionado para ser seguido. Nesse cenário, é preciso agir com base em ações pensadas, que considerem o perfil do negócio, o potencial das propostas e o perfil dos clientes.

Para delinear um planejamento bem executado, é necessário adotar as seguintes etapas:

Definição de objetivos
Determine quais atitudes serão adotadas no período e o que se espera alcançar. A ideia é ter uma direção para, então, delimitar quais estratégias e táticas são mais apropriadas.

Por exemplo: se você deseja ampliar as vendas, considere aumentar a carteira de clientes, reativar consumidores antigos, lançar promoções etc.

Análise de ações
Verifique se o que a empresa faz atualmente é suficiente para cumprir os objetivos delineados. Se chegar à conclusão de que precisa melhorar, considere mudar as táticas de vendas.

Nesse contexto, imagine que sua equipe tem um vendedor com mais dificuldade de fechar uma negociação. Para ele, vale a pena apostar em um maior número de contatos, que aumenta as chances de conversão. Um treinamento para aprimorar a abordagem é outra medida interessante, mas em médio prazo.

Estudo do mercado e da clientela
Conheça bem o segmento de atuação, assim como as pessoas que tendem a ser os tomadores de decisão. A partir dessa identificação, é possível visualizar melhor os problemas e oferecer as soluções mais adequadas. Assim, o tempo de estudo e planejamento oferece retorno.

Aplicação das ações
Confira as atitudes que podem ser adotadas, quais motivos as justificam e o que é preciso fazer para alcançar os objetivos traçados. Um exemplo simples é o aumento do ticket médio. Nesse caso, pode incentivar a equipe com comissões diferenciadas e workshops, que estimulam os profissionais a aperfeiçoarem suas técnicas de vendas e a aumentarem a conversão[2] .

Determinação de prazos
Elabore um cronograma com a implementação de cada etapa no período delimitado. Ter esse dado disposto no planejamento contribui para a noção das urgências e prioridades.

Trabalhe com uma prospecção segmentada
Essa abordagem visa à potencialização das vendas ao criar mensagens relevantes e direcionadas para um público específico. O propósito é apresentar os benefícios do seu produto ou serviço a partir das dores do cliente.

Esse processo é simples de ser implementado e não exige muita mão de obra. O primeiro passo é saber quais são as prioridades do negócio para segmentar a base a partir dessas informações.

Dessa forma, pode verificar quais clientes deixaram de comprar na sua empresa, quais são recorrentes, quais qualidades ou demandas os melhores consumidores compartilham etc. Separe a lista conforme os interesses comuns para fazer uma filtragem.

Em seguida, concentre-se nos aspectos que já apresentaram sucesso no passado. Veja quais são as experiências da sua equipe, os problemas atendidos pelo seu produto ou serviço e a concorrência do mercado.

O resultado é a possibilidade de trabalhar microssegmentos, que é a proposta da prospecção segmentada.

Mantenha o capital de giro à disposição
A saúde financeira da empresa depende do capital de giro, isto é, da quantia reservada para o funcionamento do negócio. Esse dinheiro pode ser usado para:

●     comprar insumos ou matérias-primas;

●     suprir situações de imprevisto do negócio, como inadimplência[3] ;

●     fazer a manutenção de equipamentos.

A proposta de manter esse montante disponível tem como funçãoEsse valor pode garantir que os produtos sejam repostos em estoque quando sempre que necessário, a fim de . Assim, as[4] garantir que as oportunidades de vendas nunca sejam perdidas. O dinheiro também pode servir para criar campanhas de marketing, que ajudarão a prospectar clientes.

Lembre-se ainda de fazer um bom fluxo de caixa, com previsão de contas a pagar e a receber. Esses dados são essenciais para o capital de giro e consideram, por exemplo, a inadimplência e o ciclo financeiro da empresa.

Tenha colaboradores engajados
Pode não parecer, mas funcionários motivados são mais produtivos e trabalham melhor. Em vendas, isso significa pessoas mais preparadas para atender os clientes e fazer abordagens acertadas[5] [6] , que aumentarão as chances de conversão.

Da mesma formaOutro ponto, os colaboradores engajados tendem a ser mais conscientes com os gastos, o que é importantíssimo — situação que impacta positivamente o financeiro da empresapara o equilíbrio financeiro da empresa. Ao reduzir os custos, a margem de lucro aumenta e o percentual do faturamento que sobra é, consequentemente, maior.

De quebra, a quantia extra pode ser redirecionada para outros setores ou para a realização de investimentos, que . Isso pode, inclusive, melhorar[7] melhoram a satisfação do consumidor, a depender das decisões tomadas.qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Assim, fica claro que a saúde financeira da empresa depende diretamente da atuação do setor de vendas. Quanto mais eficientes forem os processos, melhores serão os resultados alcançados.

Com as dicas que passamos, sua empresa se torna mais estável e consolidada, porque vai além do aumento de vendas.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Aproveite e veja como aumentar suas vendas com o marketing sazonal como diferencial de negócio.

Retirado a palavra “oficial”, conforme solicitado
Alterado de “concentração” para “aumentar a conversão”, conforme solicitado
Uma sugestão é tratar este texto seguido, como:

“…materias-primas, suprir situações de imprevisto do negócio como inadimplência e manutenção de equipamentos”
Alterei levemente o trecho para evitar o gerúndio e acertar o português
Sugestão: Assertivas
Sugiro que mantenham “acertadas”. A palavra “assertivo” é geralmente usada incorretamente. Ela significa “fazer uma declaração, afirmar algo”. Não é sinônimo de “acertado”, “preciso”, “direcionado”. Mas se acharem por bem alterar, ok 🙂
Fiz uma ligeira alteração para evitar o gerúndio