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Serasa Experian a serviço de sua liquidez


Etapas de negócio

Para conhecer nossos serviços, ligue para:

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O que é

Um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.


O que oferece


Informações atualizadas sobre o cadastro do seu cliente, pessoa física ou jurídica, endereços para localização desse consumidor, fornecedor ou parceiro e telefones de contato.


Além de disponibilizar dados para a localização do consumidor, viabiliza a comunicação com ele, por meio da carta-comunicado, que informa sobre o débito e dá as orientações para o pagamento.


Essa comunicação pode também incluir o boleto de cobrança, para facilitar e estimular a quitação da dívida.


Poder de alcance do Pefin


  • Mais de 400 mil clientes
  • Cerca de 4 milhões de consultas por dia

*Esses números correspondem aos clientes e às consultas realizadas aos produtos da Serasa Experian que contam com o Pefin.

Como funciona

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga (anotação) com o seguinte detalhamento:


  • Valor do débito
  • Data de vencimento do contrato
  • Número do contrato
  • Dados para contato com a instituição credora

Estas informações podem ser transmitidas para a Serasa Experian via arquivo especifico (layout de negativação de 600 posições, recomendado para clientes com alto volume de anotações) ou pela página de produtos exclusivos, por meio do Sisconvem (recomendado para anotações pontuais ou clientes com volumes pequenos de dívidas).


Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado, através dos relatórios da Serasa Experian.


Além disso, é possível optar pela carta-comunicado com boleto, de modo a estimular e agilizar o pagamento da dívida em questão, sem a necessidade de o devedor entrar em contato com o credor. O boleto possui padrão Febraban e pode ser pago em toda a rede bancária ou pela Internet.


Outro serviço disponível exclusivamente para os clientes que negativam via arquivo é o envio de SMS. Veja como funciona:


  • 1ª comunicação: o SMS será enviado junto com a carta-comunicado para agilizar a recuperação e aumentar a localização de seus clientes.
  • 2ª comunicação: o SMS poderá ser enviado com ou sem a carta-comunicado para reforçar a ação de recuperação e, assim, reduzir custos.

Atenção: o serviço de envio de SMS não é válido para negativações pela Internet (via Sisconvem).

Comunicado Extra

Caso haja necessidade, poderá ser enviada uma segunda carta-comunicado para o cliente, com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço do comunicado anterior ou para um novo, como for mais adequado na oportunidade.


Vale salientar que as informações do banco de dados Serasa Experian são atualizadas diariamente, dessa forma, se seu consumidor não está respondendo aos comunicados, é importante verificar se ele não foi vítima de fraude. Alguém pode ter efetuado a compra com os documentos dele. Antes de incluí-lo na base de inadimplentes da Serasa Experian, certifique-se de que isso não ocorreu, para não correr o risco de sofrer um processo na justiça.

Benefícios

  • Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.
  • Precisão no processo de cobrança.
  • Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.
  • Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.
  • Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.
  • Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.
  • Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

Porque utilizar

  • Para ter informações atualizadas sobre quem negocia com você e conhecer os pontos positivos e os riscos de cada operação.
  • Reduzir a inadimplência e melhorar os resultados da sua empresa
  • Ampliar a segurança de suas transações comerciais
  • Aumentar a qualidade de sua gestão de crédito.
  • Enriquecer sua análise sobre a carteira de clientes e sobre as ofertas que podem ser feitas para cada caso.

Perguntas e Respostas

  • 1- A quem se destina o produto Pefin?


    Destina-se a empresas de todos os segmentos de atuação (instituição financeira, comércio, indústria e serviços), com idoneidade financeira, capacidade econômica e segurança jurídica quanto à validade dos títulos e documentos que representam a dívida.


    Para participar do Pefin, as empresas devem ter nível de informatização adequado e um sistema de controle efetivo e ágil sobre suas contas a receber. Esta estrutura é necessária para comandar a baixa do débito na Serasa Experian imediatamente após a sua regularização pelo devedor.

  • 2- Qual a melhor forma para incluir e excluir as restrições financeiras no Pefin?


    As inclusões e exclusões das restrições financeiras podem ser feitas por transmissão eletrônica de dados ou pelo sistema SISCONVEM, disponibilizado gratuitamente pela Serasa Experian na internet.


  • 3- Qual o principal benefício oferecido pelo Pefin?


    Redução do risco de inadimplência. As empresas que concedem crédito ou vendem a prazo, ao consultarem as informações sobre dívidas vencidas e não pagas fornecidas pelas demais empresas participantes do Pefin, podem mensurar, de forma mais adequada, o risco inerente a cada concessão de crédito ou realização de negócio e, caso julguem conveniente, evitar o endividamento maior do comprador ou do tomador.


  • 4- Qual o diferencial de sucesso do Pefin?


    A atualização dos dados e a cooperação mútua entre as empresas financeiras participantes, que fornecem e compartilham suas informações sobre clientes.


  • 5- Há dívidas que não podem ser anotadas no Pefin?


    Há algumas dívidas que, de acordo com a cidade, o estado ou o endereço cadastrado pelo participante, não podem ser anotadas na base de dados do Pefin.


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