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confie

Confirmação e monitoramento fiscal


Etapas de negócio

Para conhecer nossos serviços, ligue para:

3004-7728
para capitais e regiões metropolitanas
0800 773 7728
demais localidades, exclusivo para chamadas de telefone fixo

O que é

Serviço que confirma e monitora a situação e as informações fiscais de empresas e pessoas físicas (produtores rurais) nos órgãos fiscais: Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais (Sintegra) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).


Em instantes, você terá acesso a todas as informações fiscais necessárias para emitir documentos eletrônicos:


  • Razão social da empresa ou nome completo da pessoa física.
  • Situação cadastral do CPF ou do CNPJ na Receita Federal e no Sintegra.
  • Descrição da atividade econômica da empresa.
  • Número e situação das inscrições da empresa ou do produtor rural no Sintegra e na Suframa.
  • Endereços disponíveis da empresa nos órgãos fiscais com código do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Indicação da opção pelo Simples Nacional.

Como consultar

Utilizar o Confie é simples e prático. Você pode:

  • Consultar o relatório na hora pelo site Serasa Experian
  • Realizar processamento em lote de documentos.
  • Automatizar o processo de consulta por meio de integração WebService.(linguagem XML)
  • Monitorar os dados fiscais de clientes e fornecedores: a Serasa Experian avisa você, por e-mail, sobre todas as vezes que ocorrer alguma alteração nesses dados.

Como Contratar

Há duas modalidades para a contratação do Confie:

  • Pré-pago: o cliente adquire créditos antecipadamente pelo site da Serasa Experian e utiliza o valor da forma que julgar adequada.

  • Pós-pago: o cliente compra o produto por meio do Televendas Serasa Experian e contrata um valor mensal definido para realizar as consultas ou utilizar os serviços. Ao final de um mês, o valor das consultas realizadas é somado, para que o cliente efetue o pagamento.

Perguntas e Respostas

  • 1- O Confie apresenta todas as informações obrigatórias do destinatário da NF-e?


    Sim, o Confie apresenta todas as informações necessárias de seu cliente para emissão da NF-e:

    Informações apresentadas da fonte RECEITA FEDERAL

    Razão Social (CNPJ) ou nome completo (CPF)

    Endereço completo

    Situação cadastral

    Código Nacional da Atividade Econômica (CNAE) com descrição

    Data da situação cadastral

    Data da consulta

    Observação: para consulta ao CPF, a Receita Federal apresenta apenas a informação de nome e situação cadastral.


    Informações apresentadas da fonte SINTEGRA (Secretarias de Fazenda Estaduais)

    Razão Social (CNPJ) ou nome completo (CPF)

    Inscrição (ões) Estadual (ais)

    Endereço completo

    Situação cadastral

    Descrição da atividade econômica

    Data da consulta

    Data da situação cadastral

    Número da consulta (quando disponibilizado pela Secretaria da Fazenda Estadual)

    Observação: as Secretarias da Fazenda Estaduais de Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP) não disponibilizam consulta por CPF.

    Informações apresentadas da fonte Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus)

    Número de inscrição Suframa

    Situação cadastral

    Data da consulta

    Dados adicionais

    Código IBGE

    Indicação se a empresa é ou não optante do Simples Nacional

  • 2- As informações do Confie são exclusivas para emissão da NF-e, ou podem ser usadas em outros processos?


    As informações do Confie também podem ser utilizadas para obrigações do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) em geral, como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e SPED Fiscal, pois disponibiliza as informações fiscais de empresas e pessoas físicas necessárias a esses processos.


  • 3- Já sou cliente da Serasa Experian. Como faço para contratar o Confie?


    O Confie já está liberado para os clientes Serasa Experian com contrato unificado. Caso deseje obter mais informações, contate seu gerente de relacionamento Serasa Experian ou ligue (11) 3003-7372. Se preferir, preencha o formulário ao lado e a Serasa Experian liga pra você.


  • 4- É possível realizar consultas direto na base Serasa Experian?


    Sim, o Confie permite três tipos de consultas:

    1 – Somente consultas on-line;

    2 – Somente consultas na base Serasa Experian;

    3 – Na indisponibilidade de acesso à consulta on-line, retorna as informações da base Serasa Experian.

  • 5- Qual o prazo máximo para a devolução de processamentos em lote?


    O prazo máximo de devolução de processamento em lote via upload de arquivos na página do Confie na internet é de 72 horas para cada 5 mil documentos enviados.


    Volumes maiores que 5 mil documentos poderão ser processados, porém o prazo de atendimento poderá variar em função da quantidade.


  • 6- Como faço para receber aviso de alteração de um documento monitorado?


    Ao incluir um documento para monitoramento na página do Confie pela internet, sua empresa pode cadastrar um grupo de e-mail. Qualquer alteração identificada para os documentos monitorados gerará um aviso eletrônico, que será enviado ao grupo de e-mail cadastrado.


    Ao receber o aviso, sua empresa deverá acessar a página do Confie na internet e realizar download em planilha Excel com as informações atualizadas dos documentos monitorados que sofreram alteração.


    É possível também automatizar os avisos de alteração por meio da troca de arquivos eletrônicos, utilizando o software EDI.


  • 7- Como faço para preparar meu sistema para efetuar consultas automatizadas ao Confie?


    O Confie conta com meios de acessos integrados ao seu sistema para facilitar o processo de emissão de NF-e.


    Para qualquer desenvolvimento, a Serasa Experian conta com uma equipe de apoio à implantação que pode auxiliar sua empresa nesse processo de construção da comunicação entre seu sistema e os servidores da Serasa Experian.


    Importante: todo o desenvolvimento interno de banco de dados e customização de telas para os usuários finais é de responsabilidade da sua empresa, em função de questões de segurança de sistemas.


  • 8- O Confie consulta informação de inscrição municipal?


    A informação de inscrição municipal não está disponível no Confie.