Serasa Experian

Tecnologia pode ser aliada para reduzir risco de inadimplência e melhorar experiência de compra

Aumentar as vendas, ainda mais em tempos de crise, exige oferecer ao seu cliente diversificadas formas de pagamento. Mas para vender e ter a garantia de receber, é preciso minimizar os riscos.

Embora venha registrando ligeira queda nos últimos meses, o número de inadimplentes no Brasil supera 60 milhões de pessoas. Segundo estudo da área de Decision Analytics da Serasa Experian, o volume de dívidas em janeiro deste ano no país foi de R$ 265,6 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.420 por pessoa.

Nesse cenário, pequenos e médios empreendedores precisam estar cada vez mais atentos ao desafio permanente de conceder crédito com segurança. Para atingir metas de vendas e manter a sustentabilidade do negócio com a efetivação dos pagamentos, é recomendável tomar certos cuidados:

Dedique atenção especial à análise de crédito

Fundamental antes de realizar uma venda a prazo, a análise de crédito inclui pesquisa em cadastro atualizado de seus clientes e consulta a órgãos de proteção ao crédito. Também é recomendável fazer uma busca na internet para encontrar eventuais protestos contra o cliente.

Avalie o histórico de seu cliente

Procure identificar o padrão de compras de cada cliente. Se for a primeira compra, evite conceder crédito alto e faça uma projeção de aumento sempre que a compra for paga corretamente.

Solicite referências

Consiga informações sobre o cliente em outras empresas em que ele faz compras com frequência ou solicite referências bancárias.

Todos esses passos podem ser feitos de uma só vez, se você optar por ter a tecnologia como aliada, evitando a negociação com maus pagadores. Uma solução para este cenário é o Decisor, produto da Serasa Experian, que ajuda você a definir rapidamente a melhor estratégia de crédito para cada venda. Nas consultas a CPFs ou CNPJs, o Decisor recomenda, na hora, se é melhor parcelar ou vender à vista, com agilidade e segurança. As informações organizadas e padronizadas podem ser consultadas em qualquer lugar e a qualquer hora, fornecendo cinco tipos de recomendação.

O investimento em gestão de crédito automatizada, além de reduzir seu risco de inadimplência, melhora a experiência de compra do cliente, que vai notar a eficiência do serviço e o mais importante, se sentirá seguro para manter-se fidelizado.