Serasa Expirian

Temas e histórias da comunidade LGBT+ inspiram curso online

Tudo o que você precisa saber sobre o universo LGBT+ num curso rápido, online e gratuito.

O que é LGBT+? O que é orientação sexual? E expressão de gênero? É tudo a mesma coisa? Têm diferenças? Têm sim… Mas muitas pessoas, por falta de informação, ainda não sabem as respostas para essas perguntas.

A sigla LGBT+ guarda lutas e histórias que muitas vezes são desconhecidas para quem não faz parte dessa comunidade. E falar sobre elas é uma forma não só de batalhar diversos preconceitos antiquados, como ajudar a construir uma sociedade mais igualitária e diversa. Você saberia, por exemplo, dizer qual a importância de se discutir conceitos como identidade e expressão de gênero? Saber diferenciar sexo biológico de orientação sexual?

No dia 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma forma de mostrar orgulho por todas as conquistas feitas por essa comunidade e pautar os próximos passos para um mundo mais consciente. E para tornar isso realidade, conhecimento é a chave.

Para apoiar essa causa, e por acreditar que informação é a melhor forma de eliminar o preconceito, a Serasa Experian e o Veduca se uniram para lançar o primeiro curso online da plataforma nacional de educação a distância sobre o tema no dia 28 de junho de 2018. A ideia é disseminar a voz dessa comunidade para o público geral, gerando identificação, conhecimento e batalhando a discriminação.

Guilherme Cavalieri, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Serasa Experian e embaixador do Grupo de Afinidades LGBT+ da empresa, diz que é fundamental incentivar o respeito às diferenças. “Como empresa que valoriza o tema e trabalha por um local livre de discriminação, é nosso papel promover ações que ajudem a conscientizar a sociedade. A informação correta é a melhor forma de combater o preconceito”.

Com duração de aproximadamente seis horas, o curso “LGBT+: Conceitos e Histórias” é completamente gratuito e disponibiliza um certificado na conclusão. Ele aborda assuntos como:  Sexo Biológico, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Orientação Afetivo-Sexual, todos complementados com depoimentos pessoais dos próprios funcionários da Serasa Experian e do Veduca.

Alguns membros da comunidade também foram convidados especialmente para compartilhar suas conquistas e pontos de vistas: Maite Schneider, co-fundadora do Transempregos e consultora sobre inclusão e diversidade; Alex Ballestrin, agente de suporte; Sheylli Caleffi, criadora de conteúdo, atriz e diretora artística; e Flávia Bianco, publicitária e blogueira.

“Foi emocionante, nessa produção, mostrar como cada pessoa traz uma perspectiva e olhar diferente sobre um mesmo tema”, afirma Marcelo Mejlachowicz, CEO e fundador do Veduca. “Ao apresentar conceitos e compartilhar histórias transformadoras queremos contribuir para que todos possam expandir seu olhar de mundo.”

O curso “LGBT+: Conceitos e Histórias” já está disponível na plataforma www.veduca.org, que possui uma média de 500 mil acessos únicos por mês. Para acessar o curso, as pessoas podem utilizar o computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.