Serasa Expirian

Sabia que sua empresa pode produzir energia solar?

Atualmente o Brasil é predominantemente dependente da geração de energia das hidrelétricas, com pouca contribuição da energia solar, já que o investimento para implantação das placas fotovoltaicas ainda é alto. Mas é possível mudar este cenário e viabilizar a compra desses equipamentos? Este foi o desafio lançados aos estagiários do programa “Summer Jobs”, do DataLab da Serasa Experian.

Alan Barzilay, um dos estagiários que participou do programa, conta que ficou animado em fazer parte de algo com impacto positivo na sociedade, ajudando na geração de energia renovável. Junto com outros dois colegas, ele passou três meses pensando em como usar a tecnologia para viabilizar a aquisição e instalação da infraestrutura necessária em residências e empresas. O resultado foi o projeto Sunny.

O Sunny consiste, primeiramente, na verificação do potencial de energia solar dos telhados do Brasil, pois a capacidade de cada um varia de acordo com fatores como, por exemplo, inclinação, incidência de luz, a orientação do telhado, entre outros. Também é preciso checar qual a quantidade de energia que um sistema teria que gerar para atender o consumo da residência ou negócio.

Depois disso, é avaliada qual seria a economia gerada ao longo dos anos e o retorno financeiro do investimento para estas empresas e consumidores. O último passo é verificar a capacidade de crédito que o interessado possui, de forma que a instalação do sistema possa ser feita com linhas de financiamento específicas, sem que o custo mensal seja maior do que o valor médio das contas de energia elétrica.

O desafio analítico e tecnológico consiste em obter, com precisão, todas essas análises para qualquer construção dentro do Brasil em segundos. A Serasa Experian já conta com o primeiro parceiro do projeto, no Nordeste do país, e agora procura outras parcerias, sejam da área de crédito ou de fornecimento de infraestrutura fotovoltaica, para ampliar o acesso a estas análises em todo o país.

Clique para saber mais sobre o DataLab