Na dúvida, o melhor para o seu negócio é perder uma transação que pode ser legítima ou correr o risco de sofrer uma fraude? Uma pesquisa feita pela Experian mostra que 80% das companhias brasileiras optam pela primeira opção. O percentual é o maior entre os onze países consultados.

A pesquisa mostra, também, que as empresas estão dispostas a aumentar seus investimentos em segurança para evitar perdas para o negócio. No mundo todo, mais de dois terços das companhias acreditam que uma transação fraudulenta aprovada gera mais custos do que uma compra legítima negada.

Nesse cenário, o desafio é conseguir estabelecer estratégias para equilibrar a gestão de risco e uma boa experiência digital, sem criar barreiras que afugentem os consumidores. E a identificação do cliente é um processo-chave para atingir este equilíbrio.

A grande maioria dos gestores (84%) concorda que, se eles fossem mais precisos na identificação dos consumidores, evitando negação de transações legítimas, conseguiriam aumentar suas receitas.

E o que pensam os consumidores?
Consumidores esperam que bancos e varejistas online façam tudo o que puderem para proteger suas informações e suas transações dos fraudadores. No Brasil, 63% dos consumidores que realizam transações digitais aceitam protocolos de segurança, porque fazem com que eles se sintam mais protegidos. A média global é menor: 66%.

Mas isso não significa que os consumidores gostem de inconveniências, mesmo que se tratem de ferramentas antifraude. É importante lembrar que, globalmente, 35% dos consumidores transacionariam mais na internet se não houvessem tantos protocolos de segurança. No Brasil, o percentual é ainda maior que a média global (40%).

As empresas precisam estar atentas para que as ferramentas de segurança não se transformem em motivo de desistência das transações online, gerando assim, perda de negócios. A pesquisa mostra que um em cada quatro consumidores já abandonou uma compra porque o processo de cadastro demandou muitas informações.

Quer saber mais sobre o cenário global de fraude? Preencha o formulário ao lado e baixe a pesquisa completa da Experian, que consultou 500 empresas e mais de 5.5 mil consumidores de onze países.