Serasa Experian

O marketing sazonal como diferencial de negócio

Antes de falar sobre estratégias de marketing digital em determinadas épocas do ano, o primeiro passo é identificar a sazonalidade do seu negócio. É preciso analisar e entender a variação do ciclo de vendas que ocorre ao longo do ano e seus motivos para que, assim, haja um aproveitamento maior do calendário de datas comemorativas.

A partir do momento que o empreendedor conhece a sazonalidade do negócio e de seus produtos, é muito mais fácil planejar ações que ajudem a aumentar as vendas em determinadas épocas, como as promoções em datas comemorativas do mercado. A empresa pode, ainda, desenvolver atividades específicas de fidelização de acordo com seu ramo de atuação ou encontrar datas que tenham a ver com seu perfil de negócio, como, por exemplo, o Dia dos Namorados.

Não importa a data escolhida; o essencial é planejar, traçar um objetivo e executar com a máxima eficiência para alcançar os resultados desejados. O marketing sazonal permite que a empresa atraia clientes em períodos em que as vendas são historicamente mais baixas. É um grande diferencial competitivo.

Abaixo, confira quatro dicas para seguir em seu negócio:

Conheça seu cliente

Seja certeiro e agregue valor às campanhas desenvolvendo ações que realmente interessem ao seu público-alvo. Canalize as energias em datas comemorativas atraentes aos clientes e que efetivamente tragam resultados ao negócio, caso contrário será desperdício de recursos e tempo.

Conhecer o cliente, entender seu comportamento de compras e as datas comemorativas mais adequadas ao seu perfil torna suas campanhas mais efetivas.

Faça parcerias

Uma campanha de sucesso não precisa ser feita sozinha. Se você planejou com antecedência, poderá desenvolver suas ações em conjunto com fornecedores em uma parceria vantajosa para ambos os lados. Para você, porque poderá negociar a compra de produtos em maior volume para uma data específica, com mais descontos e condições especiais. Para ele, que também tem o interesse em vender mais, ainda mais se for uma época em que determinado item for menos procurado.

Invista em concursos e sorteios

Uma campanha contemplando o sorteio de uma viagem ou de um concurso das melhores frases sobre um produto da empresa, por exemplo, pode casar perfeitamente com uma data comemorativa, um grande lançamento ou com a necessidade de aumentar a demanda por um item cujo estoque esteja alto.

Concursos e sorteios são excelentes ferramentas para incrementar as vendas ou a visibilidade da empresa, desde que bem planejados e dentro do que determina o Ministério da Fazenda para a realização desse tipo de atividade. Fique atento a essa questão para não ser penalizado por não estar cumprindo a legislação relativa ao tema.

Informe seus clientes com antecedência

Planeje a divulgação aos consumidores antecipadamente para que a ação tenha os resultados esperados. Para despertar o interesse do público a ser atingido, é preciso criar peças promocionais e utilizar canais de comunicação que permitam medir o andamento da campanha. Dessa forma, você se planeja para o aumento de demanda e antecipa eventuais problemas.