Serasa Expirian

Governança é fundamental para a qualidade de dados

Utilizar dados qualificados para o sucesso do negócio depende da adoção de práticas e processos eficientes.

Mais do que apenas uma percepção generalizada, é cada vez maior o número de organizações que consideram a informação como um ativo estratégico. Muitas empresas sentem na prática os benefícios para o negócio de uma eficiente utilização de dados. A pesquisa da Experian The 2018 Global Data Management Benchmark Report indicou que 91% das empresas brasileiras consideram dados na definição da estratégia de negócios, número maior que os 86% apresentados em 2017. O percentual também é maior do que o número identificado globalmente, que foi de 83%.

A implementação de uma estratégia bem-sucedida, no entanto, depende da adoção de boas políticas e da gestão de qualidade de dados. A governança está na essência do sucesso da utilização de dados confiáveis  capazes de orientar o direcionamento e agregar valor ao negócio. Em meio a um volume crescente de informações que circulam dentro e fora das empresas, esse gerenciamento é cada vez mais necessário e enfrenta desafios crescentes.  É preciso garantir não apenas que as informações coletadas estejam corretas, mas também que existam processos e pessoas para dar continuidade ao armazenamento e análise, assegurando que a informação cumpra requisitos como integridade, regras e metas do negócio.

A governança e a qualidade dos dados são processos contínuos que exigem atenção e manutenção consistentes. Construir e incorporar boas práticas é uma iniciativa que requer dedicação. Atingir esse estágio passa por algumas fases, mas vale a pena investir. Confira abaixo:

  1. Identificar os responsáveis pelos vários aspectos das informações;
  2. Avaliar o estágio atual do gerenciamento de dados na empresa;
  3. Desenvolver uma estratégia sobre como a empresa tratará as informações nos próximos anos;
  4. Determinar quais informações são essenciais e como estarão organizadas e disponíveis;
  5. Monitorar constantemente os riscos e resultados, identificando oportunidades de melhoria.

Tais medidas trazem vantagens para a empresa, contribuindo para guardar suas informações de forma segura, reter clientes, reduzir custos e melhorar a tomada de decisão. Um bom sistema de governança possibilita, além disso, que sua organização esteja preparada para novos desafios, como a introdução de novas variáveis, a aquisição de uma nova empresa ou investimento em modernização de sistemas e dados. Esteja preparado para aproveitar todos os benefícios que boas práticas de qualidade de dados trazem para o seu negócio.