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Dicas para montar uma bem-sucedida liquidação pós-Natal

É hora de esvaziar os estoques e investir em ações para estimular as vendas no período pós-festas

Como liquidar e ainda garantir lucro? Após o período de vendas do Natal, os lojistas enfrentam o desafio de realizar promoções para girar o estoque remanescente e ainda atrair potenciais clientes. Contudo, para garantir o sucesso da iniciativa é preciso que as ofertas representem benefícios concretos que impactem positivamente o cliente naquele momento.

Seleção de produtos

A primeira iniciativa de qualquer liquidação é selecionar os produtos adequados, checando o que está em estoque por não ter boa saída. Utilize um relatório de giro para identificar produtos com alto giro – que não precisam de desconto – e os que precisam ser “descartados” por terem baixa aceitação dos consumidores, por exemplo.

Período de duração da promoção

Ter claras as datas de início e fim é bom tanto para a programação dos consumidores, quanto para não reduzir o efeito da liquidação. Uma campanha dessas não deve se estender muito porque o consumidor deve sentir que não pode perder a oportunidade devido ao tempo limitado. Além disso, é importante, por mais que a liquidação seja bem-sucedida, não cair na tentação de repeti-la rapidamente para que não perca o impacto.

As oportunidades para garantir vendas podem começar na troca dos presentes de Natal. As equipes devem estar preparadas para valorizar esse contato como chance de estreitar o relacionamento com o cliente ou mesmo realizar novas vendas dos itens que entraram em promoção. Para isso, tanto as lojas físicas quanto as virtuais precisam permitir a identificação rápida das ofertas. Recorra a cartazes, faixas, banners e displays.

Divulgação adequada

A seleção das formas de divulgação da liquidação é fundamental para o sucesso e deve estar alinhada ao perfil do consumidor que você quer atingir. Entre as opções, você deve analisar as redes sociais mais usadas, estudar a possibilidade de enviar e-mails marketing personalizados e segmentados, mensagens por SMS ou WhatsApp, além de verificar a existência de sites ou blogs de parceiros que possam compartilhar e aumentar a audiência da promoção. De acordo com os hábitos do seu consumidor, pode ser que recorrer a meios de comunicação mais tradicionais ainda seja efetivo, como a distribuição de panfletos.

Boa gestão logística

No momento em que se espera este aumento de vendas pós-Natal, certifique-se de que conseguirá realizar as entregas no prazo e com qualidade, fazendo uma boa gestão logística. Também fique de olho para colocar os novos preços de forma correta no sistema e evitar confusões que comprometam a agilidade da compra ou causem dor de cabeça ao consumidor. Afinal, a meta é sempre garantir uma boa experiência de compra e poder fidelizar os clientes que foram atraídos pela promoção, aumentando a credibilidade da sua marca.