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Comportamento dos clientes digitais: quem são eles e como podemos atraí-los?

Por Camila Castro.

O amplo acesso à internet que vem acompanhado de avanços tecnológicos contínuos tem mostrado ao mercado um novo tipo de público com potencial para ser explorado. Consumidores com comportamentos digitais tem sido cada vez mais o alvo das empresas de todos os setores e a região que apresenta o maior percentual desse público é a região Sudeste do Brasil.

Há uma série de características que hoje retratam o consumidor digital: pesquisador, influenciador, interativo e antenado. A quantidade de empresas que vem se capacitando para atender esse tipo de público está cada vez maior e isso intensifica a interatividade do cliente na busca por ofertas, produtos diversificados e uma melhor experiência de compra, além de um relacionamento de mais qualidade com as companhias. Dessa forma, está cada vez mais difícil fidelizar este tipo de cliente, uma vez que por sua própria natureza ele busca por valia.

O perfil pesquisador desse público é tão característico que os registros de demanda por crédito apontam que eles buscam 2 vezes mais o mercado que o público tradicional e, apesar de maior quantidade de créditos pré-aprovados, esses consumidores apresentam uma pontuação de score menor do que a média, ocasionando maior percentual de negativações em relação ao mercado. Além disso, eles apresentam uma média de idade menor que o público geral ativo no mercado e nota-se, também, uma maior tendência a comportamento digital para os grupos de rendas intermediárias.

Além de comodidade e segurança, o consumidor digital busca ter suas necessidades atendidas de forma conectada. Não é mais aceitável que se faça uma oferta para este cliente sem que ele tenha demonstrado qualquer interesse ao produto. É de extrema importância, nos dias atuais, entender qual o melhor canal e momento para abordá-lo com aquilo que ele está em busca.

Portanto, tendo ainda um grande potencial de exploração deste público no mercado e sabendo que está em constante mudança é necessário entender, para cada nicho de atividade, qual a real necessidade do seu cliente. O quanto é possível melhorar as ofertas que ele já vem recebendo do mercado sem deteriorar a carteira? Como e em qual instante abordá-lo e ainda, quais ações tomar para que esse cliente, com uma grande veia influenciadora, se torne a principal propaganda da sua marca.

Para responder a esses e outros questionamentos, você pode contar com os serviços de consultoria da Serasa Experian que combinam ferramentas com expertise para entregar uma solução prática e efetiva.

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