Serasa Experian

Como estreitar o relacionamento da sua marca com o público feminino

As mulheres de hoje estão conquistando posições estratégicas nas empresas, investindo mais nos estudos e tendo uma maior influência na decisão de compra dentro de casa. Essas conquistas se dão pela mudança de comportamento do público feminino, sendo que cuidar de si mesma e focar na carreira passaram a ser tão importantes quanto a casa e a família.

Com essa mudança de comportamento, as mulheres estão cada vez mais exigentes com o que compram e algumas empresas ainda não enxergaram que, para trazê-las mais perto de suas marcas, é necessário estabelecer uma comunicação que dure o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas.

Use os dados ao seu favor

Para oferecer uma boa experiência de compra, é necessário que você conheça o perfil do seu cliente e uma boa forma de fazer isso é utilizando os dados ao seu favor. Quando trabalhamos com informações confiáveis, é possível enxergar oportunidades e tomar decisões mais estratégicas que poderão influenciar positivamente a percepção do consumidor com o seu negócio.

Um erro comum ainda cometido pelas empresas é pré-julgar o interesse do público feminino em relação aos seus produtos ou serviços. Por exemplo, historicamente a indústria de games focava todos os esforços para atrair o público masculino, mas segundo a pesquisa Game Brasil 2018 as mulheres representam quase 60% dos consumidores desse tipo de mídia no país.

Esse é um dos vários exemplos onde as empresas acabam perdendo a oportunidade de estreitar relacionamentos por desconhecimento do seu público ou do próprio mercado. Para isso, a Serasa Experian oferece soluções que vão desde a prospecção de clientes ao enriquecimento de sua base de dados para ajudá-lo a criar estratégias cada vez mais segmentadas e alinhadas ao seu objetivo de negócio.

Marketing para mulheres

Depois de organizar sua base de dados e ter uma visão detalhada sobre o seu público feminino, é hora de utilizar essas informações para estruturar um bom plano de negócios. A forma como as marcas se comunicam com as mulheres precisa ser melhor trabalhada, mas existem 2 dicas práticas que podem ajudá-lo a melhorar a experiência de suas consumidoras. São elas:

  1. Não veja as mulheres como um nicho de mercado

Como dito anteriormente, algumas empresas podem presumir que as mulheres não vão se interessar por produtos relacionados ao público masculino. Para que você não perca nenhuma oportunidade, foque em criar personas voltadas para o seu negócio (use os dados ao seu favor!). A Serasa Experian, por exemplo, oferece modelos de afinidade que o ajudará a destrinchar os interesses e hábitos das pessoas que poderão comprar de você.

  1. Invista em um relacionamento a longo prazo

A empatia é um importante diferencial competitivo. Se pergunte como você gostaria de ser atendido – será que mensagens automáticas é o ideal? –, quais suas principais dificuldades e o que poderia ser melhorado. Só com este exercício você poderá mapear todos os pontos de melhoria em seu serviço de atendimento ao cliente.