Serasa Experian

Projeto social da Serasa Experian pela saúde financeira de São Carlos

Confusão entre acompanhamento, planejamento e controle financeiro, dificuldade em falar sobre estes problemas com as pessoas corretas, pouca atenção para os pequenos gastos do dia a dia e impacto negativo na saúde física, emocional e nas relações familiares. Estes são alguns dos principais motivos que levam os moradores de São Carlos, no interior de São Paulo, ao descontrole do orçamento doméstico e inadimplência.  Na cidade, quase 40% da população adulta está com as dívidas atrasadas.

Mapa de concentração de CPFs negativados em São Carlos.

Com o objetivo de reduzir a inadimplência, estimular uma relação financeira mais saudável e empoderar os moradores de São Carlos, a Serasa Experian fomentou a criação e o desenvolvimento de uma rede local com representantes de vários setores e esferas. Operando na cidade desde 2016, a companhia acredita que promover transformações sociais efetivas e ampliar o impacto social junto às comunidades com as quais se relaciona, compõem o seu papel de empresa cidadã.

A partir deste movimento, nasceu em 2017 o projeto social Aliança Multissetorial São Carlos, que além da Serasa Experian, já conta a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria da Cidadania, da Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (Acorde), do grupo Enactus USP São Carlos, da Sicredi, do Procon São Carlos, da Imobiliária Cardinali, da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), entre muitos outros.

O grupo de trabalho se reúne periodicamente para analisar de forma coletiva e com múltiplos olhares a atual realidade financeira dos moradores da cidade e com os resultados, planejam ações que contribuam para a redução dos índices de inadimplência no município.

Encontro dos membros da Aliança.

Diante disso, em parceria com a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Aliança promoveu sua primeira iniciativa, oferecendo diversas atividades gratuitas focadas na temática para crianças, jovens e adultos de organizações parceiras, escolas e ONGs da cidade. As ações foram realizadas por funcionários das empresas e instituições membros do grupo, com atuação voluntária, e impactaram diretamente cerca de mil pessoas da cidade e região.

Sua empresa ou instituição tem interesse em participar do projeto Aliança Multissetorial São Carlos? Clique aqui e envie um e-mail para conhecer todos os detalhes.

Quer ficar por dentro? Assista pelos links abaixo as duas reportagens sobre a Aliança Multissetorial veiculada pela EPTV, emissora afiliada à Rede Globo:

Entidades de São Carlos ajudam moradores a sair do endividamento

Grupo Aliança promove palestras sobre educação financeira em São Carlos, SP