Serasa Experian Legal

Serasa Atende em Novo Endereço no Centro de SP

Edição 82

A Serasa, uma empresa Experian, está atendendo o cidadão, gratuitamente, em novo endereço no centro de São Paulo. Localizado na Rua Antônio Carlos, 434, andar térreo, próximo à estação Consolação do metrô, o novo posto de orientação ao cidadão da Serasa conta com modernas e confortáveis instalações, e substitui o endereço que era mantido no Viaduto do Chá, nº 50. Permanece inalterado o atendimento nos postos instalados nas unidades do Poupatempo e nos demais endereços (veja na página seguinte).

Oferecido pela Serasa nas capitais e principais cidades do país, o serviço atende a população no que diz respeito à atualização cadastral, ao esclarecimento de dúvidas sobre regularização de pendências financeiras, à baixa de anotações, observando o prazo de dez dias (lei 9.507197) e, também, presta todas as informações a respeito do CPF do interessado, cadastrando, ainda, informações sobre documentos roubados, furtados e extraviados.

Na Grande São Paulo, o serviço está presente em sete endereços. No primeiro semestre de 2008, o serviço atendeu, na região metropolitana, 277.577 pessoas, 16,3% a mais que o registrado no primeiro semestre de 2007, quando foram realizados 238.699 atendimentos.

O Serviço Serasa de Orientação ao Cidadão está localizado em prédios que oferecem segurança e privacidade ao cadastrado, além de contar com instalações equipadas com sistema informatizadointegrado, oquetorna ágil o atendimento.

Documentos necessários para fazer a consulta

Pessoa Física

Próprio Interessado: RG ou Carteira Profissional;
CPF;
Terceiros:
RG ou Carteira Profissional Procuração com firma reconhecida e poderes específicos para consulta à Serasa.

Pessoa Jurídica

Próprio Sócio:
Cartão de CNPJ;
Contrato Social da empresa, com registro na junta (o nome do sócio deve constar no contrato);
RG ou Carteira Profissional;
Terceiros: RG ou Carteira Profissional;
CPF;
Procuração ou autorização da empresa com firma reconhecida e poderes específicos para consulta à Serasa e contrato social da empresa.

Orientação para regularizar pendências

Anotação de Cheques sem Fundos CCF - Banco Central 


Instalações do Serviço de Orientação da Serasa na Rua Antonio Carlos

1. Procure a agência do banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundos.
2. Solicite ao banco informações sobre o número, o valor e a data do cheque que foi apresentado por duas vezes sem que houvesse saldo na conta corrente para pagamento.
3. Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi emitido o cheque. Procure a pessoa ou a empresa, a fim de regularizar o débito e recuperar o cheque.
4. De posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta no banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao banco para regularização no Banco Central.
5. Para regularização no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos - CCF, o correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização do seu banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de processar a atualização do arquivo de CCF.
6. A regularização de cheques sem fundos só ocorre após o Banco do Brasil enviar o comando específico para a Serasa, por meios magnéticos.

Anotação de Título Protestado 

1. Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão, a fim de obter os dados de quem realizou o protesto.
2. Comunique-se com quem realizou o protesto, regularize o débito e peça uma carta indicando que a dívida foi regularizada.
3. Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o seu cancelamento.
4. Após o cancelamento do protesto no cartório, entregue a certidão na Serasa para a baixa da anotação em seus arquivos.

Anotação de Ação Judicial - Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Recuperação Judicial/ Extrajudicial/Ação de Execução Fiscal Federal 

1. Para a regularização desse tipo de anotação, certifiquese de que o processo já foi julgado e que se encontra arquivado ou extinto.
2. A certificação é obtida por meio de cópia do despacho do juiz ou de certidão emitida pela Vara Cível onde o processo foi distribuído.
3. De posse da comprovação da existência de embargos à execução recebidos pelo juiz, penhora, acordo homologado em juízo ou extinção do processo, entregue- a na Serasa.
4. No caso de ação de Execução Fiscal Federal você também pode apresentar a certidão negativa de distribuição da Justiça Federal.

Anotação de Dívida Vencida - Pendência Bancária ou Financeira 

1. Para a regularização desse tipo de anotação o cidadão deve procurar a instituição ou empresa credora, que enviará comando específico para a Serasa executar a exclusão da anotação.


Para receber informações sobre endereços da Serasa em todo o país basta ligar (011) 3373-7272 (ou 33 e os números nas teclas do telefone que correspondem às letras que formam a palavra Serasa).



[an error occurred while processing this directive]