BIS

BIS

Cliente
E-mail em nome da Serasa é fraude
Edição 92

O nome da Serasa vem sendo usado indevidamente para o envio de spam, tipo de mensagem eletrônica fraudulenta. O e-mail enganoso informa sobre a existência de pendências financeiras. A Serasa não envia e-mails para notificação ou verificação de pendências financeiras cadastradas em seu banco de dados, ou mensagens com link para acesso ao seu site.

Os fraudadores buscam induzir o internauta que recebe o e-mail a clicar em um link supostamente para conhecimento de registros de pendências, com o objetivo de instalar no computador do destinatário um programa (trojan) que lhes permita, posteriormente, capturar senhas de banco.

A Serasa comunicou o fato da circulação na Internet desse tipo de e-mail à polícia especializada em crimes eletrônicos e registrou boletim de ocorrência. A área responsável pela segurança dos sistemas e das informações da Serasa realiza, permanentemente, rastreamento e investigação do spam.

Desde o primeiro caso de e-mail fraudulento detectado, a Serasa mantém em seu site um comunicado alertando às pessoas que não envia e-mails para notificação ou verificação de pendências financeiras. Regularmente, por meio da imprensa, divulga essa informação à população. Matérias e entrevistas sobre o assunto foram realizadas por veículos da grande mídia com profissionais da Serasa, a fim de alertar o maior número de pessoas.

No site da Serasa (serasa.com.br), em Publicações, no Guia Serasa de Orientação ao cidadão - Saiba como reduzir o risco de se tornar vítima da violência, capítulo Cuidados de Segurança Pessoal, tópico “Transações pela Internet”, e na home page, abrindo o alerta “Cuidados com e-mail impróprios”, as pessoas encontram informações práticas e úteis sobre como se prevenir contra fraudes eletrônicas.


  • 2012 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.