Últimas Notícias

Hitwise

Facebook mantém liderança na Internet no Brasil em julho, de acordo com dados da Experian Hitwise

22/08/2012

Instagram e Pinterest têm crescimento meteórico no mundo

O Facebook liderou o ranking de redes sociais mais acessadas no Brasil em julho de 2012, com 54,99% da preferência dos usuários, de acordo com dados da Experian Hitwise, ferramenta líder global de inteligência digital da Experian Marketing Services. No mesmo período em 2011, a ferramenta tinha 18,24% de participação de visitas, crescimento de 36,75 pontos percentuais (p.p.).

Em segundo lugar no ranking da categoria Redes Sociais e Fóruns, da Experian Hitwise, em julho de 2012 ficou o YouTube, com 17,92%. O Orkut ocupou o terceiro lugar, com 12,42%, apresentando queda de 33,69 p.p. no ano contra ano.

Em quarto, ficou o Windows Live Home (2,41%), seguido de Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os top 10 sites mais acessados na categoria em julho estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).

Gráfico com a participação mensal em visitas dos três sites mais visitados da categoria Redes Sociais e Fóruns no Brasil

Brasileiros preferem as redes sociais

De acordo com dados da Experian Hitwise, Redes Sociais e Fóruns lideram o ranking de categorias mais acessadas pelos usuários de Internet no Brasil, com 22,08% da preferência em julho de 2012, alta de 5,03 p.p. em relação ao mesmo período no ano passado. Em segundo lugar ficou a categoria Ferramentas de Busca, com 12,44% dos acessos em julho de 2012, queda de 8,88 p.p. em relação a julho de 2011. A categoria Sites de E-mail ocupou o terceiro lugar no ranking, com 5,44%, seguida de Multimídia, com 4,97%, e Páginas Iniciais de Portais, com 4,55% da preferência dos usuários de Internet no Brasil em julho de 2012.

No mundo

De acordo com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest.  

A tabela abaixo destaca o crescimento do Instagram e do Pinterest em participação de visitas em todos os sites por país entre julho de 2011 e julho de 2012:

 

Rede Social

Austrália

Hong Kong

Nova Zelândia

EUA

Cingapura

Reino Unido

Instagram

362%

132%

843%

17.319%

8.121%

2.028%

Pinterest

798%

2.373%

643%

5.124%

623%

1.489%

O crescimento meteórico tanto do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos por meio de redes sociais, e Pinterest, o pinboard online que permite aos usuários organizar e compartilhar seus interesses, fez com que as redes figurassem entre as 20 mais usadas em Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Outras redes sociais de nicho como Reddit, na Austrália, FanPop, no Reino Unido, e Stock Twits, nos Estados Unidos, também vivenciaram ganhos expressivos.
 
Bill Tancer, Head de Pesquisa Global da Experian, comentou: “O crescimento do Instagram e do Pinterest no último ano foi impressionante. O motivo para esse sucesso é que essas redes não tentaram ser ‘outro Facebook’. Em vez disso, identificaram um gap no mercado e usaram a escala do Facebook para alcançar usurários. Ambas as redes são baseadas em imagem, o que as pessoas adoram – todos nós temos uma relação melhor com imagens que apenas com palavras. Para marcas de varejo, por exemplo, um site como o Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para promover produtos de maneira atraente e organizada a um grupo significativo de pessoas em todo o mundo. Nos próximos 12 meses, a tendência é de que observemos a proliferação de redes sociais de nicho. A oferta de novas funcionalidades combinada com uma barreira técnica menor ao acesso das ferramentas proporcionará a presença de novos líderes nas redes sociais, que podem ser criados em questão de dias, versus meses ou anos”.

Enquanto as marcas se familiarizam com o uso efetivo das redes sociais para alcançar e conectar com clientes e prospectos, os dados da Experian Hitwise ilustram como as redes sociais se tornaram um dos principais passatempos em todo o mundo.  

O quadro abaixo mostra algumas das redes sociais que mais cresceram no mundo de julho de 2011 a julho de 2012:

 

País

Rede social

Descrição

Aumento percentual de participação de visitas em todos os sites de julho de 2011 a julho de 2012

Austrália

www.reddit.com

 

 

Site em que usuários votam no que é ou não popular.

177%

 

 

Brasil

Google+

 

 

 

Google+ integra os serviços como Google Profiles, e introduz novos serviços identificados como “Circles”, “Hangouts” e “Sparks”.

5.750%

 

 

 

Nova Zelândia

www.reddit.com

 

Site em que usuários votam no que é ou não popular.

107%

EUA

www.skillwho.com

 

 

 

 

http://stocktwits.com

Rede social que permite aos usuários encontrar pessoas com determinados conhecimentos ou talentos entre amigos, amigos de amigos, área local ou em uma comunidade

 

StockTwits é uma ideia de investimento comunitário e de serviços de informação

7.435%

 

 

 

 

943%

Cingapura

https://steamcommunity.com

 

 

 

Site comunitário que assiste usuários no encontro de games para jogar, pessoas com quem jogar, e serve como lugar de encontro para amigos e colegas de times

124%

 

Reino Unido

Google+

 

 

 

 

www.FanPop.com

Google+ integra os serviços como Google Profiles, e introduz novos serviços identificados como “Circles”, “Hangouts” e “Sparks”

 

Rede de fã-clube para fãs de programas de televisão, filmes, música etc. para discutir e compartilhar fotos, vídeos, notícias e opiniões com outros fãs.

476%

 

 

 

 

178%

 

Sobre as novas estrelas das redes sociais

Instagram
Dados da Experian Hitwise revelam que o Facebook é o driver número um de volume de tráfego para o Instagram nos Estados Unidos, Brasil e Austrália, gerando 47%, 44% e 33% de todo o tráfego, respectivamente. Já em Cingapura, 42% de todas as visitas ao Instagram vêm do Twitter, seguidas de 22% vindas do Facebook. Ao deixar o site, usuários dos Estados Unidos, Brasil e Hong Kong têm mais probabilidade de voltar ao Facebook (21%, 16% e 8%, respectivamente). Usuários de Cingapura, por sua vez, vão para o Twitter e o Twitpic, enquanto usuários do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia vão fazer buscas no Google.

Pinterest
O Pinterest tem vivenciado um aumento significativo de usuários no último ano, particularmente nos Estados Unidos, onde já é a quarta rede social mais usada. No Reino Unido, a rede social está em 14o lugar na categoria.

Usuários de Cingapura ficam em média 23 minutos no Pinterest, enquanto os americanos gastam 15 minutos por sessão na rede social e usuários do Reino Unido, apenas nove minutos. Americanos e cingapurenses têm mais propensão a visitar o Pinterest após terem deixado o Facebook. Já os usuários do Reino Unido vão do Google diretamente para o Pinterest.  

Ainda no Reino Unido, 28% dos visitantes do Pinterest são novos usuários, enquanto nos Estados Unidos, eles representam apenas 13% em média, sugerindo que a rede pode estar chegando perto do pico em termos de novos usuários nesse mercado.  

Experian Hitwise
A Experian Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet do mundo – 25 milhões de pessoas, sendo 500 mil no Brasil -, que permite que clientes entendam o comportamento de seus consumidores e concorrentes na internet.
A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Brasil e China.
Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.

Sobre a Experian Marketing Services
A Unidade de Marketing Services da Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital.
www.serasaexperian.com.br/marketingservices

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2012 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.