Últimas Notícias

Pesquisa de Expectativa Empresarial

Faturamento do varejo deve crescer menos neste Dia das Mães, mostra Serasa Experian

02/05/2012

Endividamento e inadimplência do consumidor impactam o otimismo do varejista

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 registra uma parcela menor de varejistas otimistas com a data. São 56% apostando que seu faturamento vai crescer, em relação a igual evento de 2011; no ano passado, essa parcela era de 59%. Para a data deste ano, 35% dos entrevistados avaliam que seu faturamento ficará estável e para 9% cairá.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 entrevistou 1014 empresários do varejo e foi a campo de 9 a 16 de abril.

Análise por porte

A pesquisa mostra que as grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data, segundo 80% de seus empresários. Nas médias, os que compartilham da mesma opinião são 72%, e nas pequenas 56%.

Análise por Região

As regiões Norte e Sul são as mais otimistas com a data, segundo 58% dos varejistas de cada uma. Na sequência estão o Nordeste (57%), Sudeste (56%) e Centro-Oeste (54%).

Presentes

De acordo com os varejistas, este ano os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios, 32%; eletrodomésticos, 16%; celular e smartphone, 14%; perfumaria e cosméticos 13%; flores 11%; eletrônicos 6%; joias e relógios 3%; chocolate e doces 1%; utensílios domésticos, 1%; produtos de informática, 1%; jantar/almoço em restaurante, 1% e outros 1%.

No Dia das Mães 2011, os presentes mais dados foram roupas, sapatos e acessórios, 30%; eletrodomésticos, 13%; celular e smartphone, 14%; perfumaria e cosméticos, 11%; flores, 16%; eletrônicos, 5%; joias e relógios, 3%; chocolate e doces, 2%; utensílios domésticos, 2%; jantar/almoço em restaurante, 1%; e outros 3%.

Gasto médio

Os varejistas entrevistados apontam os gastos médios com presentes neste Dia das Mãesna seguintes faixas: 23% até R$ 50; 38% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a R$ 200; 6% de R$ 201 a R$ 300; 4% de R$ 301 a R$ 500 e 3% mais de R$ 500.

No Dia das Mães 2011, os gastos com presentes foram assim distribuídos: 32% até R$ 50; 37% de R$ 51 a R$ 100; 19% de R$ 101 a R$ 200; 7% de R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 2% mais de R$ 500.

Composição das vendas

Neste Dia das Mães, 50% das vendas serão feitas à vista e 50% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi 52% à vista e 48% a prazo.

Meios de pagamento

Neste Dia das Mães, as compras à vista serão compostas por dinheiro, 42%; cartão de crédito 23%; cartão de débito 21%; cheque 12%; cartão da própria loja 1% e outros 1%. As vendas a prazo serão distribuídas em cartão de crédito parcelado 53%; cheque pré-datado 23%; financiamento ou crediário 19%; cartão de débito parcelado 2%; cartão da loja parcelado 1% e outros 2%.

No Dia das Mães 2011, as compras à vista foram feitas por dinheiro 40%; cartão de crédito 25%; cartão de débito 19%; cheque 14% e cartão da própria loja 2%. Nas vendas a prazo: cartão de crédito parcelado 50%; cheque pré-datado 28%; financiamento ou crediário 14%; cartão da loja parcelado 3%; cartão de débito parcelado 2% e outros 3%.

Quantidade de parcelas

As compras com cheque pré-datado serão parceladas, em média, em quatro vezes. As com cartão de crédito, financiamentos ou crediário em seis parcelas.

Comentários

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 mostra o varejista com um otimismo próximo ao registrado em 2011 (59%) e o recorde de 2010 (60%). O decréscimo dessa expectativa desde 2010 é resultado da evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que deixam menos recursos para o consumo.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data. Já na análise regional, é bom observar que depois de algum tempo, o Sul volta a aparecer na primeira posição.

Os presentes que mais cresceram na expectativa de vendas, na relação Dia das Mães 2012/2011, foram roupas, sapatos e acessórios; eletrodomésticos; perfumaria e cosméticos e eletrônicos. Vale notar que produtos dependentes de crédito, de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos, tiveram aumento das expectativas, o que leva a crer que os consumidores menos endividados vão comprá-los .

No que diz respeito ao valor dos produtos adquiridos, na relação Dia das Mães 2012/2011, cai a parcela de até R$ 50 e aumentam as de R$51 a R$ 100, de R$ 101 a R$ 200 e acima de R$ 300, dados que são coerentes com os dos presentes.

Quanto aos meios de pagamento, na relação Dia das Mães 2012/2011, nas vendas à vista, há aumento na utilização do dinheiro e do cartão de débito. Nas compras a prazo, sobem o cartão de crédito parcelado e o financiamento / crediário. As compras parceladas contarão com prazos médios que variam de quatro a seis vezes.

De forma geral, o Dia das Mães 2012, como segunda melhor data no ano para vendas, será boa para o varejo.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 foi a campo no período de 9 a 16 de abril, com 1.014 executivos do setor do comércio de todo o país. Essa pesquisa começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2012 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.