Últimas Notícias

Falências e Recuperações

Pedidos de falência voltam a subir em novembro, revela Serasa Experian

07/12/2011

Foram feitos, em novembro, 164 pedidos de falência em todo o país, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Em outubro último, o levantamento havia verificado 131 requerimentos, e em novembro de 2010, 148.

Dos 164 pedidos realizados no penúltimo mês de 2011, 101 foram de micro e pequenas empresas, 43 de médias e 20 de grandes empresas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário e a greve dos correios promoveram o aumento mensal, novembro ante outubro, dos requerimentos de falências. Por outro lado, as falências decretadas registraram, no penúltimo mês do ano, o menor volume de ocorrências (38) desde 2005, quando da edição da nova Lei de Falências. Pode-se notar que as recuperações judiciais continuam como boa alternativa contra a insolvência dos negócios.
O afrouxamento do crédito e os incentivos ao consumo, por sua vez, ainda não são percebidos pelo presente indicador.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações.

 

 

 

 

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2012 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.