Logo Serasa
Guia Serasa de Orientação ao Cidadão
     
 

Como denunciar
crimes eletrônicos

 
 

 

 
 

Polícia Federal cria endereço específico para denúncia de crimes eletrônicos

Em março de 2005, durante as festividades da comemoração dos 61 anos da Polícia Federal, o Serviço de Perícia em Informática do Instituto Nacional de Criminalística (INC) anunciou a criação de e-mail para encaminhamento de denúncias de crimes praticados na internet.

Segundo a PF, o endereço crime.internet@dpf.gov.br é a nova arma dos peritos para descobrir as ações de criminosos na web. Qualquer pessoa que for vítima de um crime na internet, como invasão para descoberta de senhas pessoais ou sites falsos, pode usar a nova ferramenta.

O objetivo é centralizar e canalizar as denúncias para o setor apropriado. Depois de feita a perícia, os laudos serão encaminhadosàs delegacias competentes. Em 2004, o Serviço de Perícia do INC produziu 1.150 laudos periciais só na área de informática, o que representou um aumento de 40% no número de casos periciados.

 

     
 
 
 
Direitos Reservados
Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.