Logo Serasa
Guia Serasa de Orientação ao Cidadão
     
 
Como evitar golpes on-line
 
 

 

 
 

Dicas para combater o spam e evitar o risco que eles representam

O spam é uma das maiores pragas da internet. Esse nome é dado às mensagens indesejadas, não solicitadas, enviadas aos endereços de e-mail ou a serviços de mensagem instantânea.É cada vez maior o número de mensagens que os internautas recebem, fazendo propagandas dos mais diversos tipos. Propostas financeiras, melhoras na vida sexual, divulgação de sites, propaganda de produtos supostamente revolucionários, ofertas tentadoras; enfim, uma série de mensagens não solicitadas pelo usuário, cujo remetente é desconhecido, invadem as caixas postais de e-mails, causando transtornos aos usuários e prejuízos aos provedores, já que quase metade das mensagens que armazenam em seus servidores são spams. Lamentavelmente, ainda não existe ferramenta eficaz contra o spam. Programas para combater o spam já foram lançados e estão em constante processo de melhoria, mas nenhum ainda conseguiu mostrar grande eficiência. Observe, a seguir, algumas recomendações dos especialistas para evitar que sua caixa postal seja inundada pelo lixo eletrônico.

Não responda ao spam. Jamais, de maneira alguma, responda às mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens”, ou “responda a esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados”. Nunca mande e-mail aos spammers, mesmo que seja para xingá-los. Muitas vezes esse artifício é utilizado para confirmar a existência de um endereço de e-mail.

Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de lêla e evite entrar em sites que você sabe que enviam spam para divulgar seus serviços. Se os usuários de spam perceberem que seus e-mails estão sendo ignorados, poderão sentir-se desencorajados nessa prática.

Não clique em nenhum link para descadastramento. Em alguns casos, basta um clique para você confirmar que o seu endereço existe.

Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus do tipo trojan horse, ou cavalo-de-tróia, e outras aplicações prejudiciais que fiquem ocultas para o usuário, mas que permitam a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado. Instale uma barreira de proteção (firewall).

Não tema ameaças. Não leve a sério e-mails com avisos de cobranças ou advertências ameaçadoras para pagamento de débitos fictícios ou para fazer a limpeza de seu nome em órgãos de proteção ao crédito – como Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito, Receita Federal ou outros. Esses órgãos não se comunicam via e-mail com ninguém. Jamais forneça seus dados, CPF, RG, endereço e telefone, em resposta a esses malandros. É exatamente isso que eles buscam.

Fique atento às fraudes. Fique de olho em uma nova modalidade de spam que não pára de crescer: golpistas copiam as características de mensagens enviadas por empresas conhecidas – de bancos e lojas on-line, a Big Brother Brasil e Show do Milhão – para enganar o usuário. Em vez de tentar vender algum produto, o objetivo é fazer o internauta baixar um programa malicioso ou enviar seus dados por meio de formulários.

Preserve seu endereço eletrônico. Não forneça o seu endereço de correio eletrônico em salas de batepapo (chat), programas de mensagens instantâneas, fóruns e grupos de discussão.

As salas de bate-papo são as principais fontes de captura de endereços de e-mail que os spammers usam. A sofisticação nesse caso é tanta que programas são usados em chats unicamente para esse fim; portanto, evite divulgar seu e-mail em chats.

Escreva por extenso. Se for necessário informar seu endereço eletrônico, substitua o símbolo @ por uma palavra. Por exemplo: usuarioarrobaprovedorpontocompontobr. Essa dica também é válida se você precisar divulgar seu e-mail em um site ou em listas de discussão. Ao escrever tudo por extenso, você dificulta a ação dos robôs que varrem a web em busca de endereços de e-mails.

Em salas de bate-papo também não coloque informações como endereço, telefone, nome completo, lugar onde trabalha ou estuda, bairro onde mora etc.

Alguns internautas mal-intencionados vigiam o que os outros conversam em salas de bate-papo, só para coletar o maior número de informações sobre a vítima e depois utilizá-las para aplicação dos golpes.

Evite informações pessoais. Em mensagens automáticas ou mesmo em sua assinatura eletrônica, evite passar muitos detalhes sobre você. Isso pode ser usado por spammers para quali- ficar você a receber determinado tipo de spam. Por exemplo, se você trabalha com informática, essas informações seriam usadas para enviar-lhe ofertas de computadores à venda. Por isso, se houver necessidade de divulgar suas informações, faça somente em seu e-mail mais importante. Evite divulgar tais dados em listas de discussão ou fóruns.

Nunca marque encontros com alguém que conheceu pela internet, sem tomar precauções de segurança. Se você quiser se encontrar com alguém, é recomendável antes contatar essa pessoa por telefone. É recomendável, também, avisar e deixar informações sobre o encontro com uma pessoa de sua confiança. Se você vai encontrar alguém que nunca viu, dê preferência para locais públicos, movimentados, em horários diurnos e com a presença de outras pessoas conhecidas por você.

Nada de correntes. Pirâmides financeiras e mesmo campanhas de solidariedade devem ser evitadas na rede. Em alguns casos, você pode tornar-se cúmplice de estelionato. Não entre em correntes da felicidade. Não estimule a ação de malandros anônimos que fazem mil ofertas tentadoras, sempre com pedido de depósito antecipado, para a compra de CDs com 500 obras literárias, cursos de oratória ou de violão, manuais de boas maneiras ou conquistas amorosas.

Não pague antes. Desconfie de todas as ofertas que lhe pedem pagamento antecipado.

Esconda seu endereço no site ou blog. Se você tem um site ou blog e quer divulgar o seu endereço, evite que ele se torne presa fácil para os spammers. Uma saída é exibi-lo em uma imagem. E sem link, claro.

Crie outro endereço. Crie uma conta de e-mail diferente da que você utiliza para fins pessoais e profissionais. Passe a utilizála para cadastramento em sites, sobretudo os de procedência duvidosa. Esta também é uma maneira de descobrir se alguma empresa está divulgando o seu endereço para terceiros.

Rejeite o anonimato. Não abra nenhuma mensagem suspeita, sem identidade, ou com suspeita de endereço falso e assunto malicioso. Exclua esses e-mails sem pestanejar. E o maior castigo: não compre nada de sites anônimos ou falsos.

Não compre remédios. Não se entusiasme com ofertas de medicamentos, genéricos ou não, sem receita médica, sem as exigências legais, apenas porque os preços lhe parecem tentadores. Muitos desses remédios são falsos. Você porá em risco a sua saúde e a de seus familiares. Não leve a sério as milhares de propostas de aumento do tamanho de qualquer órgão de seu corpo.

Use a cópia oculta. Ao enviar uma mensagem para vários usuários, utilize a cópia oculta. É uma maneira de evitar que os e-mails de seus amigos e colegas fiquem circulando abertamente por aí – já que, geralmente, muitas dessas mensagens são encaminhadas. Para habilitar esse campo no Outlook Express, clique no botão “Escrever mensagem” e, na janela do próprio e-mail, no menu Exibir, selecione “Todos os cabeçalhos”.

Cuidado com sites desconhecidos. Não cadastre seu e-mail em sites cuja confiança é duvidosa. Muitos oferecem prêmios fabulosos para atrair internautas aos montes e capturar e-mails. Mesmo em sites grandes, verifique a política de privacidade para estar certo de que seu e-mail não será divulgado a empresas\ parceiras do site. Ao entrar em sites pornográficos, tome mais cuidado ainda. Muitos oferecem fotos por e-mail gratuitamente. Você pode até receber as fotos, mas também receberá um monte de mensagens de spam.

Nunca acesse o site dos anúncios do spam. Caso contrário, os spammers pensarão que a propaganda está dando certo e enviarão cada vez mais mensagens. Ao receber “propostas imperdíveis” ou um e-mail de “um amigo que você não conhece”, ignore. Essas propostas têm outros fins. Além do mais, ninguém escolherá justamente você para deixar rico sem nenhuma razão. Portanto, desconfie sempre.

Nos programas de mensagem instantânea, como ICQ e MSN Messenger, essas mesmas regras também são válidas. Você ainda pode adicionar o endereço do spammer em sua lista de Ignores.

Denuncie. Deve-se sempre enviar a denúncia para o provedor de origem do spam. E para isso é absolutamente imprescindível saber ler o cabeçalho da mensagem. No Brasil, é conveniente que as denúncias sejam encaminhadas com cópias para mail-abuse@nic.br e spambr@abuse.net.

 

     
 
 
 
Direitos Reservados
Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.