Logo Serasa
Guia Serasa de Orientação ao Cidadão
     
 
Cuide bem do seu
computador
 
 

 

 
 

Tipos de pragas virtuais

Vírus

A mais simples e conhecida das ameaças. Esse programa malicioso pode ligar-se ao arquivo de qualquer programa, desde um sistema operacional, como o Windows, até um aplicativo, como o Word ou um jogo.

Toda vez que um desses programas é executado, o vírus entra em ação. Nessas horas, ele pode espalhar-se para outros programas e prejudicar o funcionamento do computador.

Vírus de e-mail

Não existem vírus de e-mail.

O que existe é o vírus escondido em programas anexados ao e-mail.

E eles costumam oferecer dinheiro, fotos sensuais ou produtos milagrosos para que o destinatário abra o e-mail.

Quando um computador é contaminado por uma dessas pragas, o vírus passa a enviar milhares de cópias suas para outros computadores, também por e-mail. A máquina e a navegação na internet ficam mais lentas.

Vermes (worms)

São vírus especiais. Também se espalham pela internet, mas não usam o e-mail para infectar outros computadores. Em vez disso, eles se copiam automaticamente de um micro para o outro, via redes locais de computadores – micros ligados entre si.

O problema é que o internauta não precisa fazer nada para ser atacado: basta ter o equipamento conectado à internet. O verme faz com que a conexão com a internet fique mais lenta.

Cavalo-de-tróia

É um programa que carrega escondido o código de um vírus que, ao contrário de outros vírus, não tem a intenção de se copiar e atacar outros micros. Normalmente, chega disfarçado, prometendo ser um jogo ou outro programa. Mas, quando é instalado, faz uma coisa totalmente diferente, como apagar o conteúdo do disco rígido. Também pode ser utilizado para roubar informações pessoais do computador e enviá-los a pessoas que aplicam golpes financeiros.

 

     
 
 
 
Direitos Reservados
Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.