Logo Serasa
Guia Serasa de Orientação ao Cidadão
     
 
Cuide bem do seu
computador
 
 

 

 
 

Entenda o que é um vírus e como ele ataca

O que é um vírus de computador?

Vírus de computador são programas desenvolvidos com fins maliciosos. Podemos encontrar algumas semelhanças de um vírus de computador com um vírus orgânico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vírus de computador é capaz de se propagar de forma quase insuspeita e, tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos – que variam de uma gripe de 24 horas a um ebola –, os vírus de computador variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destrutividade.

O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dele, de destruir arquivos e se espalhar para outros computadores. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de crédito.

Como um vírus de computador ataca?

1. Os vírus podem chegar através de e-mails, programas-piratas, sites de origem duvidosa ou outros micros numa rede local. Para que infectem o micro, normalmente o usuário precisa executar o programa instalador do vírus. Por isso, muitas dessas pragas utilizam técnicas de engenharia social para seduzir aqueles que os recebem, oferecem “recompensas”, como dinheiro e produtos grátis, para quem clicar um botão ou acessar um determinado link.

2. Quando o usuário executa o programa instalador do vírus, o computador é instantaneamente contaminado. Muitos vírus se alojam no sistema operacional e ficam escondidos, esperando o momento de agir. Mas em alguns casos, outros programas instalados no computador podem ser prejudicados pela ação do vírus, atrapalhando o desempenho do equipamento.

3. Assim como os vírus biológicos, o vírus de computador se propaga dentro do organismo infectado – no caso o computador – e depois busca infectar o maior número de computadores possíveis. Para isso, ele envia mensagens de correio eletrônico em nome do dono do equipamento ou de outros remetentes constantes da lista de endereços de e-mail do computador infectado.

 

     
 
 
 
Direitos Reservados
Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.